Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Convidado
Convidado

Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Empty Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Qui maio 17, 2018 10:12 pm
Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Corpo_de_Bombeiros_S__o_Paulo-logo-C4FE3F2BB5-seeklogo.com

No tempo em que a Capital da Província não chegava a cobrir três colinas, em que as construções começaram a ser mais valiosas, começou-se a pensar em combater as chamas. Em caso de incêndio, mulheres, homens e crianças ficavam em fila, e, do poço mais próximo iam os baldes passando de mão em mão, até chegarem ao prédio em chamas. Em dezembro de 1850, na Rua do Rosário, hoje XV de Novembro, houve um incêndio, que foi extinto por uma bomba manual emprestada por um francês chamado Marcelino Gerard e devido a este incêndio, em 1851 foram tomadas as primeiras posturas municipais relativas aos casos de fogo em consequência do incêndio havido no ano anterior com a aquisição de duas bombas. No ano seguinte, ainda em decorrência de tal incêndio, é apresentado na Assembleia Provincial, pelo então Brigadeiro Machado de Oliveira um Projeto de Lei de um Código sobre Prevenção de Incêndios. Nesse Código estavam regulamentados os serviços de prevenção e extinção de incêndios, ficando o povo, por lei, obrigado a cooperar com a Polícia nos dias de incêndio. Em 1861, ocorre um incêndio em uma livraria na Rua do Carmo e em 1863 ocorre novo incêndio, desta vez na Rua do Comércio em uma loja de ferragens. Já em 1870 um barril de pólvora explode no centro da cidade de São Paulo.

Devido aos acontecimentos anteriores, somente em 1875 houve a primeira tentativa de estabelecimento de um serviço de bombeiros que estaria agregado à Companhia de Urbanos (guardas-civis), reunindo um total de 10 homens conhecidos como “Turma de Bombeiros”, convenientemente adestrados para a função, egressos do Corpo de Bombeiros da Corte.

Algumas providências foram tomadas, como a compra de baldes de couro, machadinhas e um saco salva-vidas. Entretanto, como a lei não estabelecia qual a prioridade dos Urbanos, se policiamento ou combate a incêndios, logo esta função foi abandonada e os bombeiros designados para tomar conta das ruas. As autoridades, ou a maior parte delas, ainda não haviam se conscientizado da premência do serviço e a cidade continuou sob o risco de uma nova tragédia.

E foi assim, em meio a paliativos, que chegou o fatídico 15 de fevereiro de 1880, trazendo o incêndio que destruiu a biblioteca da Faculdade de Direito e o arquivo do Convento de São Francisco, no tradicional largo da capital paulista. No dia seguinte, num indignado discurso, o deputado Ferreira Braga propôs a criação de uma Seção de Bombeiros, composta de 20 homens, vinculada à Companhia dos Urbanos. A lei foi votada e aprovada, tendo sido publicada em 10 de março de 1880, data que determina a criação Oficial do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo possui como missão a execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento e atividades de atendimento pré-hospitalar ao público residente em todo o Estado de São Paulo.

O 8° Grupamento de Bombeiros é responsável pela área do ABC paulista e mais algumas áreas ao seu redor. Atualmente o GB é coordenado pelos Oficiais: Capitão Leandro Waillen, 1° Tenente Iago Andrade e 1° Tenente João Urbim.

O 8°GB é composto atualmente por dez unidades veiculares para atender a demanda de ocorrências na região, sendo elas cinco viaturas responsáveis pelo suporte básico de vida e cinco viaturas especializadas em combate a incêndio e salvamento.

Sempre que precisar, não importa a hora e nem lugar ligue 193! Corpo de Bombeiros militar, o amigo certo nas horas incertas.
Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. 1055429-edit_03573
avatar
Convidado
Convidado

Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Empty Re: Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Sex maio 18, 2018 12:09 am
Boa Sorte!


Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Sem_ty10
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos